Pesquisa de Clima

Pesquisa de Clima

A Pesquisa de Clima aplicada pela A&M Yours Recursos Humanos visa oferecer as empresas subsídios para o controle da satisfação, comprometimento e identificação dos colaboradores com seu espaço de atuação. Seguindo práticas padronizadas do mercado, a Pesquisa de Clima busca demonstrar o cenário do clima organizacional, apontado qual sua proximidade ou não com a cultura da empresa.

  • Aponta os índices de satisfação dos colaboradores.
  • Provoca melhorias no relacionamento entre empresa e colaborares.
  • Desperta sentimentos de engajamento dos colaboradores.
  • Apresenta aspectos de melhoria de processos.
  • Possibilita a melhoria dos resultados do negócio.
  • Conta com o apoio de profissionais qualificados e especializados nestas demandas.

Este processo permite à empresa uma análise do clima organizacional, demonstrando possíveis falhas ou mesmo apontando a satisfação com o ambiente por parte dos colaboradores, auxiliando na definição das estratégias da organização com relação à manutenção ou alteração das suas práticas de gestão. A aplicação da Pesquisa de Clima provoca ainda um engajamento e motivação por parte dos colaboradores, considerando esta pesquisa um espaço de liberdade de expressão de suas idéias e expectativas.

O processo conta inicialmente com o levantamento da identidade da cultura organizacional, tendo como norteador as informações emitidas pelos gestores, para que em seguida, seja aplicada a base de perguntas aos colaboradores. Coletados os dados, parte-se para a análise e comparação dos índices com o levantamento inicial realizado com os gestores, observando então resultados que permitam reflexões sobre os aspectos que devam ser abordados com maior urgência. Tratado com responsabilidade, os relatórios obtidos podem ser trabalhados de maneira setorial ou coletiva, proporcionando grande carga de motivação nos colaboradores e aferindo a produtividade e envolvimento dos mesmos.

De uma maneira geral, a Pesquisa de Clima auxilia a empresa a aproximar suas expectativas às dos colaboradores, permitindo a modificação ou melhoria de cenários para a conquista dos reais objetivos almejados, redução de custos com o aumento da produtividade e importante impacto na diminuição de turn over. O processo conta com o apoio de profissionais especializados em análise de ambientes, conflitos, clima e cultura organizacional.